lundi 26 avril 2010

Jesusalém


Há anos que eu ouvia falar de Mia Couto mas sempre adiei a descoberta... muitos outros livros se entrepuseram até que um dia alguém trouxe até mim um Mia Couto lido e experimentado e apresentou-me "Jesusalém". E foi tão persuasivo e deu-me com tanto empenho a garantia de que eu iria gostar que não pude adiar mais e na primeira oportunidade adquiri o livro.
O amigo tinha razão... é um oásis!
Depois de ter passado um bom tempo a ler livros "muito bons" que me roçavam a alma como uma tangente veio enfim um que entrou em mim como uma lâmina de dois gumes. Acredito que todos os livros têm um momento para serem lidos, um livro que nos fala hoje de uma forma especial pode passar-nos totalmente "ao lado" numa outra altura da vida... Jesusalém tinha a forma do "M" do Meu Momento.
Se fizer uma primeira análise direi que é um livro triste. O tema é a tristeza, o exílio, a fuga, o isolamento, é um livro feito de silêncios, carências e mágoas, e no entanto exala esperança e comove porque mostra os avessos da alma, sim é isso: vira a alma do avesso! O avesso do ressentimento, o avesso da loucura, o avesso da mágoa o avesso da tristeza e o avesso daquilo que não se ousa mostrar porque é a parte mais fraca, mais vulnerável e mais frágil da alma humana, o amor. Mia Couto aborda tudo isso com uma beleza poética comovente, transformando a crueza em doçura à qual é impossível ficar indiferente... um espelho para a alma que nos faz sentir mais indulgentes com os outros e connosco... afinal fica tudo explicado... afinal o que resta é a fragilidade e a impotência na busca incessante do amor...
O meu Jesusalém está todo sublinhado e tenho a certeza que vou procurá-lo muitas vezes só para sentir o prazer das palavras a entrarem em mim de novo...
Muito obrigada, amigo querido, pela descoberta! :)

4 commentaires:

  1. Percebo que irei retomar o prazer de ler.
    Isto anda tão adormecido em mim...

    RépondreSupprimer
  2. Muito bem escrito. Até deu vontade de ir a correr ler este Jerusalém.
    Os livros são como os amores, entramn na nossa vida quando a porta certa está aberta pra eles. A porta pró Mia Couto tem estado fechadita. Talvez um dia a abra..

    RépondreSupprimer
  3. Critica poderosa essa tua! Acho que Mia Couto iria ficar impressionada com a promocao descrita atraves de seus olhos.

    RépondreSupprimer
  4. Concordo com o Lacio ! Tu estás me saindo uma comentarista excelente !! Prendas escondidas ...

    RépondreSupprimer