jeudi 20 mai 2010

Dia de faxina



(Autor desconhecido)

(...) Tirara do fundo das gavetas lembranças que não o edificavam e que, por isso, não queria mais. Deitara fora alguns sonhos, algumas ilusões e papéis de embrulho que nunca havia utilizado. Fizera o mesmo com a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não lera.
De repente ficou sem paciência. Tirou tudo de dentro do armário e deitou no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de alguém, lembranças de um dia triste... mas no meio de tanta inutilidade, havia também coisas belas: um bem-te-vi que cantara na sua janela..., um lindo quadro..., aquela lua cor de prata que faz sonhar... um pôr-do-sol... uma música... um poema...
Encantou-se e distraiu-se a olhar para cada uma daquelas lembranças.
Então, sentou-se no chão para poder fazer as suas escolhas.
Num relance, olhou para seus sorrisos futuros e suas alegrias pretendidas e colocou-as num cantinho, bem arrumadas.
Deitou no saco do lixo os restos de um episódio que o magoou e as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima foram descartadas no mesmo instante.
Outras coisas que ainda o magoavam, colocou num canto para depois ver o que faria com elas... se as esquecia lá mesmo ou se as mandava para o lixo...
Abriu aquela gaveta onde se guarda tudo o que é mais importante: a fé, o amor, a alegria, os melhores e mais abertos sorrisos... e ficou um bom tempo a contemplá-los... e como foi bom relembrar tudo aquilo!...
Recolheu com carinho o amor encontrado, dobrou direitinho os desejos, colocou perfume na esperança, passou um pano na prateleira das suas metas esquecidas e deixou-as à mostra, para não perdê-las de vista novamente.
Colocou nas prateleiras debaixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da juventude e, pendurado bem à frente, colocou a capacidade de amar e de recomeçar(...)

É hora de fazer faxina... há muito "treco" inútil para jogar fora, há pó a limpar nas prateleiras e gavetas para arrumar, também há coisas para guardar... e recomeçar!

2 commentaires: