jeudi 13 mai 2010

IL Postino

Hoje apeteceu-me falar de um filme que se tornou "coisa minha" por me ter provocado um poderoso cocktail de emoções: "Il Postino" ou "O Carteiro de Pablo Neruda"

O filme, dirigido por Michael Radford e baseado no livro Ardiente Paciencia de António Skármeta, conta a história da amizade entre o poeta Pablo Neruda, exilado numa ilha de Itália, e um humilde carteiro, quase analfabeto, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradualmente, forma-se entre os dois uma sólida amizade. O carteiro Mario aprende, pouco a pouco, a escrever seus sentimentos por Beatrice, sua amada, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

O filme é feito de e sobre emoções. As emoções latentes que estão lá, à flor da pele, mas que não ousam mostrar-se, como o amor sentido em segredo... o desejo contido... e as outras, as emoções que fluem visíveis nos sentimentos de nostalgia e de saudade da terra, da vida que ficou lá, longínqua, do outro lado do mar, no sentimento de solidão e isolamento, e nas lembranças que são a ressonância de uma vida que não existe mais. Tudo isto fluindo em forma de poesia. É a história singela mas comovente da amizade entre um poeta exilado e nostálgico (Pablo Neruda) e um carteiro analfabeto com um poeta dentro de si e com sede de aprender, para quem tudo ao redor se torna poesia: o mar, a ilha, as embarcações, os pescadores, o som do vento e o canto das gaivotas, a praia e as ondas que nela se quebram, o céu, a imensidão, os sons do silêncio, os sons da alma... e do amor... Impossível ficar indiferente a tanta beleza e emoção brotando, em forma de poesia, desta história. Depois do filme, falta a leitura do livro, acho que vou procurá-lo, preciso voltar à ilha do poeta aprendiz...

2 commentaires:

  1. Lembro-me bem do filme e principalmente desse poema nele:

    "And it was at that age...Poetry arrived
    in search of me. I don't know, I don't know where
    it came from, from winter or a river.
    I don't know how or when,
    no, they were not voices, they were not
    words, nor silence,
    but from a street I was summoned,
    from the branches of night,
    abruptly from the others,
    among violent fires
    or returning alone,
    there I was without a face
    and it touched me."
    - Pablo Neruda

    RépondreSupprimer
  2. O ator e roteirista Massimo Troisi (o carteiro) adiou uma cirurgia cardíaca para poder completar o filme. No dia seguinte ao término das filmagens sofreu um ataque cardíaco fatal.

    RépondreSupprimer